Diamantes

As pedras mais preciosas e procurados do mundo.

Saiba mais sobre os diamantes naturais

É incrível pensar que algo tão bonito poderia ser criado em condições tão severas!

Acredita-se que tenham sido formados entre um e três bilhões de anos atrás. Os diamantes foram formados no fundo do manto da Terra entre 140 a 190 quilómetros abaixo da superfície, sob alta pressão e temperatura, e foram trazidos à superfície por erupções vulcânicas. À medida que os vulcões esfriaram, o magma endureceu em “pipes” em forma de cenoura, conhecidos como kimberlitos.

Os Diamantes são compostos de átomos de carbono puro, dispostos em uma estrutura cristalina muito rígida e estável chamada de diamante cúbico. Os diamantes têm propriedades físicas notáveis, como a maior dureza e condutividade térmica do que qualquer outro material natural, e um alto índice de refração e dispersão que lhes dão o seu brilho e fogo característicos.

Os diamantes têm sido usados como itens decorativos desde os tempos antigos, e também são usados para aplicações industriais, como ferramentas de corte e polimento, abrasivos e células de bigorna de diamante.

Os diamantes são classificados de acordo com os quatro Cs em inglês: carat (quilate), cut (corte), color (cor) e clarity (clareza), que determinam sua qualidade e valor.

Diamantes naturais branco

O mais raro e valioso dos diamantes

Os diamantes naturais brancos são o tipo mais raro e valioso de diamantes. Eles são incolores, o que significa que não têm tonalidade ou matiz de qualquer outra cor. Eles são classificados pelo GIA em uma escala de D a Z, onde D é o mais incolor e Z é o mais amarelo ou castanho.  Os diamantes brancos também são símbolos de pureza, inocência e eternidade, e são frequentemente usados para joias, especialmente para noivado e alianças de casamento

Diamantes Naturais coloridos

Diamantes naturais coloridos são diamantes que têm uma tonalidade de qualquer outra cor que não seja incolor ou branco. Eles são muito raros e valiosos, pois são formados por diferentes processos naturais que afetam sua estrutura cristalina e composição química. Diamantes naturais coloridos podem ser encontrados em quase todas as cores do arco-íris, como amarelo, rosa, azul, verde, vermelho, castanho, preto e muito mais. Cada cor tem sua própria causa e características, e algumas cores são mais comuns ou procuradas do que outras.

Diamante Azul

A cor hipnotizante do diamante azul vem de vestígios de boro na composição de carbono do diamante. Os diamantes azuis são provenientes de apenas um punhado de minas em todo o mundo, incluindo a mina Cullinan perto de Pretória, na África do Sul, e a mina Argyle na Austrália. Historicamente, a renomada mina de Golconda na Índia também produziu diamantes azuis.

Diamante Rosa

A causa exata da coloração rosa em diamantes cor-de-rosa ainda é objeto de debate científico, mas acredita-se que seja devido à deformação plástica durante a formação do diamante. A mina Williamson na Tanzânia, é agora considerada a fonte mais importante do mundo de diamantes rosa e é conhecida pelos seus diamantes rosa “chiclete”.

Diamante Amarelo

 A causa exata da coloração amarela nos diamantes amarelos é devido às impurezas de nitrogênio na composição de carbono do diamante. Os diamantes amarelos são provenientes de apenas um punhado de minas em todo o mundo, incluindo a mina Cullinan perto de Pretória, na África do Sul, e a mina Argyle na Austrália.

Diamante Castanho

Os diamantes castanhos são a variedade de cores mais comum de diamantes naturais, respondendo por 15% da produção. Eles podem vir em diferentes tons, de um castanho muito claro a uma cor profunda, quase preto-castanho. Alguns diamantes castanhos podem ser castanhos amarelado, castanho-rosa ou castanho-alaranjado.

Diamante Verde

A cor hipnotizante do diamante verde vem de traços de irradiação natural enquanto no subsolo emitido por compostos de urânio. São excepcionalmente raros, perdendo apenas para os diamantes vermelhos em sua raridade. A grande maioria dos diamantes verdes são apenas verdes em sua forma áspera, que mancham ou revestem na superfície da pedra e tendem a ser perdidos no processo de corte.

Diamante Vermelho

Os diamantes vermelhos são o tipo mais raro e único de diamante colorido extravagante. Eles são muito valorizados por sua raridade e tonalidade única de vermelho profundo. Ao contrário de outros diamantes coloridos que contêm oligoelementos como boro ou nitrogênio, os diamantes vermelhos devem sua cor a uma distorção rara em sua rede cristalina.  Apenas um punhado de diamantes vermelhos puros é encontrado a cada ano, e eles são frequentemente encontrados em tamanhos menores de quilates, geralmente abaixo de 1 quilate.

Faça parte da história dos diamantes.

Inscreva-se e mantenha-se actualizado com as últimas notícias.

Fale connosco